Se você é mulher e está em busca de uma oportunidade profissional, que tal se especializar em tecnologia para conseguir uma vaga na área e aumentar a representatividade feminina em TI? Afinal, é possível observar um aumento na busca por profissionais de TI mulheres, mas não tem sido fácil encontrá-las! Confira então mais informações sobre o tema, nesse conteúdo!

O aumento da busca por mulheres em TI

Por que será que a busca por profissionais mulheres na área de TI tem sido significativa? Conforme relatos, essa situação se deve basicamente a dois fatores: o aumento da representatividade feminina em TI e, com isso, o valor que o sexo (nada frágil!) tem agregado à área; ao mesmo tempo em que faltam profissionais de TI no Brasil.

Dessa forma, considerando o momento em que vivemos no qual há um aumento na busca por profissionais de TI devido a pandemia e os impactos dela na tecnologia; as empresas têm valorizado o empoderamento feminino e apostado na contratação de mulheres para cargos que até então eram predominantemente ocupados por homens.

Muitas soft skills necessárias para cargos de liderança na área de TI, por exemplo, podem ser encontradas mais facilmente em mulheres, de acordo com profissionais de recrutamento e seleção. Dessa forma, vemos então que ao contrário do que muita gente pensa, nem só de códigos fontes e lógica de programação se forma um bom profissional de TI.

Claro que ainda há um caminho longo a trilhar, pois, infelizmente, segundo o IBGE até o final de 2020, as mulheres representavam somente 20% dos profissionais que atuam no mercado de TI e ganhando cerca de 34% a menos do que os homens. 

vagas programathor

Motivos para se tornar uma profissional da área de TI

Confira alguns motivos para você aproveitar essa onda de aumento na busca por mulheres na área de TI:

  • É fato que a grande maioria das empresas de TI estão adotando o regime de trabalho home office, movimento este iniciado por conta da pandemia, mas que pretende ser adotado definitivamente por muitas empresas, dados os seus benefícios. E para as mulheres que são mães, isso tende a ser um grande atrativo, considerando as vantagens de poder acompanhar a rotina dos filhos mais de perto.
  • Algumas das especializações da área de tecnologia costumam oferecer excelentes salários e carreiras promissoras.
  • Muitas das tendências de TI para 2021 envolvem inovações digitais, o que pode ser muito interessante para a mulherada que adora tecnologia de ponta. Além disso, a transformação digital que o mundo vive mostra que se hoje a busca por profissionais de TI é grande, a médio e longo prazo isso tende a aumentar ainda mais.
  • Mesmo para quem não tem perfil muito técnico, a área de TI possui um incrível leque de opções de especialização profissional mais voltados para gestão, como as funções de Scrum Master e de Analista de UX.

Tecnologia é sim para todos os gêneros!

O que você achou de saber esse interesse do mercado de TI, por mulheres? Faça parte do aumento do protagonismo feminino em TI e conquiste já a sua vaga na área! Inclusive, confira as vagas para programadores e programadoras, disponíveis em nossa plataforma!

Se você tiver qualquer comentários sobre o tema, compartilhe-os aqui conosco!

Representatividade feminina em TI

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar