Apesar de todas as dificuldades que a pandemia trouxe para o mundo, não podemos deixar de lado as oportunidades que também surgiram em meio ao caos, como a oportunidade de desacelerar e curtir mais a si mesmo e a família; e, também, a busca crescente por programadores no mercado de trabalho!

Isso porque, os canais digitais e sistemas nunca foram tão necessários como nesse momento de isolamento social. É fato que as pessoas recorrem cada vez mais as facilidades que a era digital proporciona, seja para resolver necessidades do dia a dia ou até mesmo, se entreter e manter contato com amigos e familiares.

Acompanhe esse conteúdo e entenda mais sobre as oportunidades que o coronavírus têm trazido aos programadores e demais profissionais da área de TI.

Por que o coronavírus ocasionou o aumento da demanda por programadores?

Com o isolamento social as pessoas acabaram ficando totalmente dependentes dos sistemas e canais digitais. Seja para efetuar compras, solicitar serviço de delivery, acompanhar notícias, curtir alguns entretenimentos, receber atendimentos online e, até mesmo, trabalhar de casa no regime home office, que está super em alta nesse momento.

Com isso, as empresas estão correndo contra o tempo para que seus serviços e produtos estejam disponíveis online, tanto as empresas e negócios que não haviam aderido ao mundo digital ainda; quanto àquelas que estão tendo que ampliar os seus recursos para suportar o aumento de demanda ou que desejam ampliar seus serviços e aproveitar o momento para inovar.

Dessa forma, programadores se tornam cada vez mais necessários para atender à necessidade urgente de implementações de sistemas, testes e suporte.

Quais as linguagens mais solicitadas nesse momento?

Há oportunidade para todas as especializações. Mas dentre as linguagens de programação mais procuradas, destacam-se:

>> Leia também: “Principais aplicações da linguagem Python

vagas programathor

Como aproveitar esse momento

Para não deixar a oportunidade passar e assim, conseguir encontrar um emprego perfeito, siga algumas dicas importantes:

  • Acompanhe as notícias e fique por dentro dos principais meios digitais utilizados no momento. As maiores demandas certamente serão das empresas que oferecem esses serviços ou utilizam esses canais;
  • Visite frequentemente os sites das empresas nas quais você deseja trabalhar, para consultar as oportunidades disponíveis;
  • Mantenha-se atualizado e aproveite o momento para realizar cursos e aprimorar o seu conhecimento (muitas instituições, empresas e plataformas; estão oferecendo excelentes cursos online gratuitos! Informe-se e aproveite!);
  • Esteja disponível! Cadastre-se em vagas, participe de grupos, comunidades e fóruns de TI; acompanhe as páginas das empresas nas redes sociais como Linkedin, sempre interagindo e se mostrando antenado; mantenha um network ativo;
  • Exponha suas ideias e competências: caso você possua algum portfólio, não deixe de expor. Da mesma forma, caso você tenha sugestões interessantes para ampliar ou melhorar sistemas existentes, se possível, exponha essas ideias à empresa;
  • Não deixe de acompanhar as vagas no site do Programa Thor!

>> Leia também: “Vantagens e desvantagens da linguagem Java

Coronavírus e a procura por programadores

Veja o “copo meio cheio” em meio ao caos que estamos vivendo!

Como tudo na vida possui um lado bom e um lado ruim, com a pandemia não poderia ser diferente. Por isso, aproveite a oportunidade que o caos está oferecendo aos programadores e conquiste uma nova oportunidade de emprego!

No blog da ProgramaThor, temos um artigo sobre como permanecer contratado durante a crise, vale a pena conferir! Se você tiver comentários, dúvidas ou sugestões, não deixe de escrever aqui!

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar