Durante o primeiro artigo da série, expliquei os fundamentos dos conceitos de cada tipo de aplicativo feito pelos desenvolvedores mobile, e o porquê e quando fazê-los. Após essa breve explicação, mostrei quais são as linguagens nativas utilizadas para se programar em iOS, quando se utilizar de cada, e também a situação atual destas linguagens no mercado. Neste artigo, explicarei sobre o desenvolvimento de aplicativos com as linguagens nativas para o sistema operacional Android, além de situar como estão estas linguagens no mercado e seus profissionais (Desenvolvedores Android).

Desenvolvedores Android: Que linguagens utilizam?

Diferentemente do iOS, o Android é uma plataforma open source desenvolvida primordialmente e promovida pela Google. Por mais que haja, uma marca da Google de aparelhos móveis, a Pixel (anteriormente chamada de Nexus), há muitas outras marcas que manufaturam aparelhos como a Samsung, Huawei, Xiaomi, LG que vendem seus próprios celulares com o sistema operacional do Android. Por conta de seu mais fácil manuseio, os aparelhos Android tem uma variedade muito grande, desde TVs, tablets e celulares podem vir com o SO.

Como desenvolvedor mobile, para programar aplicativos para esta plataforma é necessário o kit de ferramentas de desenvolvimento do Android, que vem SDK, software de debug, e emuladores. Para uma IDE, o Android Studio é de longe o mais popular, mas tem outras opções como por exemplo o Netbeans e o IntelliJ Idea. Pode-se ter acesso a esse ambiente de desenvolvimento em qualquer sistema operacional ( Mac, Windows ou Linux).

Os aplicativos podem ser desenvolvidos a partir da SDK nativa do Android com Java e Kotlin ou outras séries de tecnologias de cross-platform.

As melhores oportunidades para desenvolvedores. Programando Apps: Desenvolvedores Android
As melhores oportunidades para desenvolvedores.

Java

Java é a linguagem oficial para a criação de aplicativos para o Android, e consequentemente, é a mais utilizada também. Além disso, devido ao fato de ser a linguagem oficial, é a linguagem com o maior suporte de Google, além de ter todo o suporte da imensa comunidade na internet disposta a responder eventuais dúvidas (Stackoverflow por exemplo, é uma das comunidades de destaque)

Por mais que a Java por si só já tem um alto grau de complexidade, o Android Software Development Kit (SDK) consegue complicar ainda mais para os iniciantes na programação.

Ainda assim, Java tem seu valor por sua alta conversação em diferentes meios, como por exemplo na programação no mercado financeiro, no back-end em geral, e/ou – para desenvolvedores Android – no meio de desenvolvimento de aplicativos.

Kotlin

Kotlin é a alternativa mais popular ao Java para a programação de apps para o Android, assim como o Switft é comparado ao Objective-C no iOS. A maior diferença dentre o Java e o Kotlin, para os desenvolvedores Android é a remoção dos tópicos mais complexos do Java, como por exemplo a exceção NullPointerException, fazendo com que as variáveis, por padrão, não possam ter valores vazios (null).

Não deixe de comentar caso sentiu falta de algo sobre as linguagens ou alguma anotação que ache importante adicionar ao artigo. Qualquer tipo de feedback é muito bem-vindo.

No próximo artigo, terminarei a série sobre desenvolvimento mobile com as linguagens cross-platform, isto é, linguagens que estão aptas a desenvolver tanto aplicativos Android quanto aplicativos iOS, no entanto, com um certo custo de performance. Falarei um pouco também sobre os aplicativos web e seus pontos positivos e negativos.

Encontre as melhores vagas de desenvolvedor na ProgramaThor

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Este texto foi inspirado nos seguintes artigos: na publicação da IBM e no artigo da Geeks for Geeks, da hotjar.

Compartilhar