Se você conferiu nosso artigo sobre o que é outplacement e os benefícios do mesmo, pode ser que você esteja se perguntando: mas como funciona um processo de outplacement? Pensando nisso, preparamos esse artigo para tirar todas as suas dúvidas! Acompanhe!
Como funciona um processo de outplacement
O momento em que o funcionário será informado sobre o desligamento também deve ser definido nessa etapa, bem como tudo o que será feito no outplacement, como por exemplo: oferta de cursos de especialização, acompanhamento psicológico, orientação vocacional, etc.
Outro ponto interessante é que você pode incluir um pedido de feedback ao ex-funcionário no final do processo de outplacement, de modo a solicitar aos colaboradores demitidos, a opinião sobre o processo aplicado. Assim é possível aprimorar o que for necessário de modo a atender mais efetivamente as necessidades durante os desligamentos.
O trabalho a ser executado no outplacement ocorre em 3 etapas, que são:
- Planejamento do processo
É necessário que antes da demissão, o preparo para o processo já comece, podendo inclusive contar com a orientação de empresas ou profissionais especializados.
Nessa primeira etapa, é importante analisar e avaliar o perfil do profissional em questão, a fim de definir como a demissão será conduzida. A duração do processo e os argumentos e justificativas utilizadas, devem ser definidos nessa etapa.

- Execução da demissão
Nessa etapa o funcionário deve ser formalmente informado sobre o desligamento, sabendo quais os motivos e, também, os detalhes sobre o plano de outplacement, como a data de início, o que será feito, qual a expectativa da empresa, etc.
É nessa conversa que a assinatura da rescisão deve ser feita. Os valores que o funcionário terá o direito de receber como o FGTS, devem ser informados nesse momento também.
Essa fase deve ser planejada e executada com atenção e cuidado, pois, o funcionário deverá ter suas dúvidas esclarecidas sobre a motivação da demissão (esse questionamento costuma ser muito comum nas demissões), sendo essa comunicação feita da forma mais tranquila e amistosa possível. Considerando isso, pode ser necessário que o funcionário responsável por aplicar as demissões, desenvolva algumas soft skills.
- Execução do outplacement
É nessa etapa que o acolhimento pós demissão é, de fato, executada. Algumas ações que são comumente realizadas nessa etapa são:
- Análise e otimização do currículo,
- Avaliação do network do ex-funcionário e sugestões de melhoria,
- Realização de testes comportamentais para análise do perfil profissional;
- Apoio psicológico e orientação profissional, etc.
A aplicação de técnicas de coaching pode ser muito útil durante esse redirecionamento, induzindo a um processo de reflexão e autoconhecimento, que podem ser muito úteis nesse momento de mudança na carreira profissional do ex-funcionário.
É nesse momento que, inclusive, alguns profissionais tendem a rever as suas expectativas, muitas vezes desistindo de continuar atuando na mesma área, a fim de buscar algo novo ou até mesmo há os que decidem empreender. Incentive o ex-funcionário a descobrir com qual tipo de carreira ele se identifica mais: a carreira em Y ou em W. Isso tende a ser muito importante para definir o futuro profissional dele.
Pronto para colocar o processo de outplacement em prática?
Mais do que uma ferramenta que apoia o funcionário demitido nesse momento que costuma ser tão delicado, o outplacement também funciona como uma estratégia importante para valorizar a imagem da empresa no mercado. Em muitos casos, a empresa que aplica o outplacement se destaca frente a concorrência.
Esperamos que esse conteúdo seja esclarecedor e que você possa aplicar esse processo na sua empresa, deixando a demissão muito mais humanizada. Lembrando que se tiver dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema, escreva aqui!

Recrute um desenvolvedor!
Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.
Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.
Sobre o autor
