Não há como fugir do sucesso da transformação digital e da sua influência sobre o comportamento dos consumidores. Por sua vez, as empresas devem repensar as suas ações, especialmente no que tange às informações coletadas. Aproveitando esse momento, uma das vertentes que mais cresce no universo de dados é a chamada Decision Intelligence.
A Decision Intelligence considera todos os aspectos de escolhas disponíveis, unindo ciência de dados aplicada, ciência social e ciência gerencial. Seu principal objetivo é auxiliar as organizações no uso das informações disponíveis para melhorarem seus negócios.
A verdade é que as plataformas de inteligência de negócio devem evoluir e por essa razão, há cada vez uma demanda maior por soluções que combinam tecnologias inteligentes com IA (inteligência artificial) e o ML (machine learning).
Essa união entre IA e ML, consequentemente, transforma os painéis de dados e análises do BI em verdadeiras plataformas de decisão. Assim, já existe a garantia da combinação de ferramentas mais completas para as melhores decisões. Através de exemplos de uso do Decision Intelligence, compreenda mais sobre o assunto! Boa leitura!
Exemplos do uso de Decision Intelligence
Considerada uma disciplina recente, chamando atenção em um mercado tão cheio de desafios, a Decision Intelligence começou a ser mais empregada em meio a pandemia de Covid-19.
Infelizmente, por conta do cenário da Covid-19, houve emergência de digitalização imposta pela transformação digital, exigindo uma tomada de decisão alinhada aos dados. Foi exatamente nesse ponto que surgiu a Decision Intelligence, já que ela possibilita a tomada de decisão bem mais assertiva com apoio da tecnologia.
A Decision Intelligence combina a ciência de dados com as ciências administrativas, ciências sociais, a análise preditiva e a gestão de decisão, em um único lugar. Outro fator preponderante da DI é a aplicação dos dados dentro do escopo de problemas do negócio, à medida que aumenta a capacidade da organização em processar inúmeras quantidades de dados conectados a decisões estratégicas.
A Decision Intelligence é uma matéria que permite fazer uma boa estrutura organizacional, auxiliando profissionais de dados e de análises, no desenvolvimento do negócio. Especialmente, no que é relativo à tomada de decisão.
Seria o Decision Intelligence o novo Business Intelligence?
Sim, com certeza o Decision Intelligence pode ser considerado o novo Business Intelligence. Afinal, a inteligência de negócios (BI) nada mais é que um processo de coleta, análise, estruturação, compartilhamento e gestão de informações. Da mesma maneira, a Decision Intelligence é uma estrutura que tem os mesmos processos, só que com uma forma mais completa, permitindo ir além, como projetar modelos de decisão orientados por dados.
Outro ponto em comum sobre o BI e a Decision Intelligence, é que a DI ajuda todos os stakeholders (desde os colaboradores até os clientes finais) a tomarem decisões conjuntas. A base para essa escolha está ligada na análise de dados e em previsões em tempo real, que estão sempre acompanhando as alterações constantes das demandas dos clientes.
O melhor é que as tecnologias usadas pelo DI são mais avançadas do que do BI, afinal, ela consegue ampliar o alcance já que sua capacidade crítica está fortalecida em comparação a outros tipos de inteligência. Além disso, ela possui um suporte bem mais seguro, idôneo e qualificado no momento da operação.

A prática dentro das empresas
A melhor forma de compreender o que é e como aplicar o Decision Intelligence é através de exemplos de uso, tal como os mecanismos de recomendação dentro de um site de uma empresa. Nesse caso, ele usa a análise de dados que prevê os produtos que o público-alvo da marca mais considera apropriado para comprar.
Outro exemplo que podemos destacar é a da aplicação de recomendação de filmes ou séries dentro dos streamings, como da Netflix ou da Amazon Prime Video. Eles mostram produções para assistir na sequência, facilitando que o cliente possa tomar uma decisão assertiva com base em suas próprias preferências.
É importante ressaltar que já existem empresas que usam das plataformas de Decision Intelligence. A prioridade destas é automatizar a tomada de decisão em diferentes setores da organização, que além de serem mais velozes, têm mais autonomia, sem necessitarem consultar uma área ou outra.
Por isso que com o uso da inteligência artificial e do machine learning, é mais fácil construir novos modelos de análise de dados. Eles permitem ampliar a segurança, através de previsões de possíveis ataques hackers no sistema, do acesso de arquivos maliciosos, dentre outros problemas mais complexos.
Exemplos de uso de Decision Intelligence: os mais diversos setores
O Decision Intelligence está sendo usado nos mais diversos segmentos de mercado. No caso dos serviços financeiros, ele é amplamente utilizado nos processos de pedidos de crédito, como financiamento de imóveis baseado em rendas, hipoteca, pontuação de crédito do cliente.
Já no segmento de logística, já é possível otimizar o transporte em tempo real. Isso permite minimizar os custos, reduzindo supérfluos, rastreando pontos na estrada com acidentes e recomendando rotas alternativas.
Por sua vez, as empresas varejistas vêm colhendo frutos com o Decision Intelligence. Através da otimização do estoque, a melhoria e a agilidade no atendimento, elas conseguem administrar melhor seus produtos com previsões mais assertivas sobre o quanto investir, por exemplo.
Considerando a abrangência do Decision Intelligence nas mais diversas áreas, é possível afirmar que este é o futuro da inteligência artificial. Afinal, a DI tem um alto poder computacional e facilita a autonomia dos departamentos diferentes para a tomada de decisão.
Decision Intelligence: como aplicá-la na sua organização
Grande parte das empresas tem o mesmo objetivo: a melhoria na tomada de decisões. O Decision Intelligence prova que isso é possível, já que ele auxilia na otimização dos recursos e redução dos custos.
Porém, é necessário que a implementação dessa inteligência artificial e o aprendizado de máquina seja realizada de maneira integrada. Por isso, é necessário que haja uma excelente estrutura e planejamento prévio das estratégias de negócio da organização.
Se realmente a empresa quiser atingir seus objetivos estratégicos seguindo o cenário atual, deve ter o máximo de informações e análises que possam complementar as novas tecnologias. Elas juntas são as mais poderosas ferramentas no auxílio da tomada de decisão.
Sua empresa utiliza Decision Intelligence?
Conseguiu compreender mais sobre exemplos de uso do Decision Intelligence? Caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários abaixo!

Recrute um desenvolvedor!
Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.
Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.
Sobre o autor
