O ano de 2018 foi bem estável, estruturas e ferramentas foram criadas. Mas houve poucos concorrentes, os quais tinham potencial de atingir o uso principal. Front-end em 2019 seguirá o mesmo caminho do ano anterior? Veja algumas previsões e expectativas neste artigo.

Ferramentas

React continuará crescendo, mas em um ritmo mais relaxado. Com a adição de alguns recursos, podemos ver o avanço caminhando para o lado de uma abordagem funcional.

Um crescimento interessante para o Front-end em 2019 está no espaço de transferência de dados. O GraphQL mostrou um enorme player e começou a dominar o espaço. Em 2019 podemos ver um desenvolvimento ainda maior dessa ferramenta, ou surgindo de concorrentes à altura.

Leia também: “O que blockchain?”

Adeus grids?

Front-end em 2019 pode ser o momento em que desenvolvedores não precisaram se preocupar com as boas e velhas 12 colunas. Isso porque layouts mais envolventes e dinâmicos mostram forte tendência.

Novos estilos

Comunidades como a Glitch estão incentivando programadores e designer a construir coisas na web com estilos caprichosos e artísticos dos sites da era do Flash. Por outro lado, CodePen continua com estilos mais técnicos, diferente do Glitch, mais artístico.

Os novos estilos podem crescer cada vez mais esse ano, já que muitas ferramentas que os permitem se tornaram bem aceitas (como o CSS Grid).

Leia também: “6 Dicas de como trabalhar no exterior”

Novo Full stack

Está cada vez mais comum aplicativos mais carregados de Javascript, dessa maneira é recomendado que desenvolvedores Front-end pratiquem princípios que estavam no domínio de desenvolvedores Back-end, como design de API e modelagem de dados.

Como dito anteriormente, o crescimento do GraphQL pode ter grande influência neste tópico. Por conta da familiaridade com a ferramenta pode ser que API caia na mão dos desenvolvedores Front-end.

Leia também: “Tendências da programação para os próximos anos”

Espero que tenha gostado do conteúdo. Utilize o espaço dos comentários para compartilhar feedbacks, ideias e experiências 🙂

PROGRAMATHOR


Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Este artigo é inspirado no texto do Medium.

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar