Criar expectativas acima da realidade pode resultar em fracasso e não ter mais motivação para programar. Além disso, aprender programação online pode despertar um sentimento de solidão.
Nesse artigo, apresentamos 5 dicas de como solucionar esses problemas e de como ter motivação para programar, antes, durante e depois de seu aprendizado.
1. Tenha um objetivo em mente
Pode parecer óbvio, mas tenha um objetivo concreto em mente quando você está começando. Antes de iniciar qualquer coisa, dedique alguns minutos para realmente pensar sobre qual é seu objetivo. Por exemplo, encontrar um emprego full-time, ou ter uma carreira flexível em que você possa viver em qualquer lugar.
Quando tiver um objetivo definido escreva em algum lugar que você possa ver com frequência. Não precisa ser um pôster gigante, pode ser em uma folha simples. O importante é que você veja todos os dias e não esqueça de seu objetivo.
2. Seja realista com seus objetivos
Não crie expectativas irreais. Um dos grandes pontos para ficar desanimado e perder a motivação para programar é saber que suas expectativas não combinam com a realidade.
Se você está aprendendo a programar, pensando que vai de desenvolvedor Júnior à Sênior em poucas semanas, o fracasso e a desmotivação podem estar muito perto. Porém, aprender a programar em “X” semanas é muito relativo, cada pessoa tem um ritmo de aprendizado. Um grande passo é se conhecer e saber seu ritmo de aprendizado antes de estabelecer um objetivo.
Não hesite, também, de realizar pequenos ajustes no objetivo. Isso pode ser feito no decorrer de seu aprendizado se você perceber que está num ritmo abaixo do esperado.
Leia também: “Aumentando sua produtividade como desenvolvedor”
3. Encontre uma comunidade
Outro ponto que atinge os programadores, principalmente os que estão começando, é se sentir sozinho. Se você estiver aprendendo a programar em uma sala de aula, será mais fácil de contornar esse problema. Mas caso você tenha optado por aprender com conteúdo online, esse fator pode ser uma grande barreira no seu aprendizado.
Fazer parte de uma comunidade pode realmente ajudar com esse sentimento de que você está sozinho, além disso, você terá ao seu lado, pessoas que podem compartilhar do mesmo problema e que podem te ajudar a solucionar problemas.
Aqui vão alguns lugares que você pode encontrar um fórum ou comunidades de desenvolvedores: grupos do Facebook, Dev.to e StackOverflow.
Um conselho importante: se você entrar para algumas dessas comunidades não fique apenas perguntando, ajude outras pessoas. É dessa maneira que esses grupos de desenvolvedores sobrevivem e crescem.
4. Envolva-se com encontros locais
Não entre apenas para comunidades online, vá à meetups, faça contato pessoalmente com outros desenvolvedores. Procure eventos relacionados à programação, há muitos benefícios de participar regularmente desses eventos.
Além disso, muitas empresas de tecnologia que buscam novos desenvolvedores frequentam ou até hospedam reuniões. Se você conversar com alguns desses representantes, poderá sair do evento com um emprego novo!
5. Não se compare com os outros
Não é um ponto negativo ver o que os outros fazem. Mas se você começar a se sentir mal caso vir alguém falando sobre aprender ou fazer coisas nas quais não tem experiência ou sentir inveja se alguém parecer estar mais à sua frente, pode acabar se sentindo desencorajado.
Ninguém é melhor que outra pessoa. O segredo é que cada um progride com velocidade diferente, ou seja, uma pessoa pode aprender um framework em menos tempo que você, mas no final, ambos vão saber a estrutura. Embora possa ser difícil, não se preocupe com a jornada de outra pessoa, apenas se preocupe com a sua própria.
Extra: Seja curioso
Enquanto estiver aprendendo, você pode, por um motivo ou outro, começar a se sentir cansado se tiver concentrado em apenas uma área. Por isso, sinta-se livre de buscar alternativas. Misturar as coisas, de vez em quando, pode ajudar a manter as coisas frescas.
Espero que tenham gostado das dicas. Não esqueçam de utilizar os comentários para compartilhar feedbacks, experiências ou alguma ideia que não foi apontada no artigo.
Consiga um emprego!
Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor? Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.
Esse artigo é inspirado no texto da FreeCodeCamp
Sobre o autor

- Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.
Últimos artigos
Dicas de Recrutamento e Seleção24 Setembro, 2019Atrair desenvolvedores para sua oportunidade
Dicas de Recrutamento e Seleção2 Setembro, 2019Como criar vaga de desenvolvedor atrativa
Dicas21 Agosto, 2019Top extensões para VS Code
Dicas14 Agosto, 20195 linguagens de programação para aprender