Feedback 360 é uma estratégia importantíssima para quem espera se desenvolver como profissional e até mesmo como ser humano. Afinal, trata-se de um tipo de feedback no qual uma pessoa é avaliada através de uma autoavaliação e, também, da percepção de um grupo de pessoas, em relação à ela.

Quer saber mais? Acompanhe esse conteúdo e fique por dentro!

O que é feedback 360?

Também conhecido como Avaliação 360, o feedback 360 é uma prática que busca a evolução do desempenho do colaborador, possibilitando a identificação de soft skills ou hard skills que precisam ser desenvolvidas. Trata-se de uma ferramenta de gestão de pessoas que leva em consideração a avaliação de pares, líderes, subordinados e, também, uma autoavaliação, na hora de avaliar um colaborador.

O feedback 360 ocorre da seguinte forma: as competências a serem avaliadas são definidas com base em critérios definidos pela empresa e/ou definidas pelo próprio colaborador. Normalmente a empresa define quem serão os avaliadores, mas o colaborador também pode estabelecer quem te avaliará. O pré requisito aqui é que os avaliadores definidos trabalhem com o colaborador a ser avaliado ou tenham participado de projetos juntos.

Enfim, os modos de realização são inúmeros, sendo o grande diferencial do feedback 360, a possibilidade de ser avaliado a partir da percepção de outros colaboradores da empresa e não somente de seu líder.

Passo a passo do feedback 360

Normalmente o processo desse tipo de feedback possui as seguintes etapas:

  1. Autoavaliação: o colaborador realiza uma autoavaliação, lembrando de destacar seus pontos fortes e, também, os fracos. Ele pode inclusive detalhar suas expectativas em relação à empresa e seu plano de carreira, além de realizar a sua autoavaliação para cada critério definido pela empresa.
  2. Avaliação do líder: conforme as competências definidas, o líder avalia o desempenho do colaborador, detalhando sua avaliação sempre com embasamento.
  3. Avaliação dos pares: os demais avaliadores definidos são informados sobre a sua etapa de avaliação e, então, realizam a sua parte. Isso pode inclusive ocorrer em um bate-papo entre o líder e esses avaliadores, onde cada critério é citado e todos juntos discutem sobre tal, para chegar à uma conclusão final.

A disponibilização do resultado fica a critério do processo de feedback definido pela empresa, podendo estar disponível ao colaborador tão logo seja concluído ou após refinamento da área de gente da empresa, em conjunto com outras informações e avaliações que a empresa tenha aplicado.

É importante que o resultado final seja informado ao colaborador através de uma conversa franca, transparente, respeitosa e amigável. É nesse momento, inclusive, que o plano de carreira do colaborador deve ser discutido e, se necessário, um PDI deve ser definido.

feedback 360 - Vagas ProgramaThor

Vantagens do feedback 360

Ao aplicar um feedback assertivo, você garante que essa conversa resulte em benefícios para o colaborador e para a empresa. Ao falar do feedback 360 especificamente, podemos listar como algumas vantagens:

  • Obtenha mais maturidade nos processos de outplacement, tendo a rotina de aplicação de feedback 360;
  • Facilita a comunicação eficaz e transparente entre hierarquias;
  • Impulsiona a integração e engajamento do time, apoiando o crescimento da empresa;
  • Ajuda na reestruturação de equipes;
  • Embasa promoções e reconhecimentos;
  • Ajuda a identificar a necessidade de treinamentos;
  • Permite a melhoria contínua dos colaboradores;
  • Ajuda a aperfeiçoar a jornada do colaborador dentro da empresa;
  • Garante neutralidade nas avaliações;
  • Facilita o planejamento de carreira;
  • Melhora os relacionamentos interpessoais e parceria entre os colaboradores.

Você já aplicou ou recebeu esse tipo de feedback?

Talvez você não conheça todos os tipos de feedback existentes, mas saiba que o modelo 360 é um dos mais importantes e quem tem sido adotado pela maioria das empresas e gestores. Por isso, agora que você sabe como funciona e quais as suas vantagens, não deixe de aplicar em sua empresa ou sugerir que seja aplicado, aos seus gestores.

Caso você tenha dúvidas, sugestões e comentários sobre o tema; não deixe de registrar aqui!

Feedback 360 - ProgramaThor

Recrute um desenvolvedor!

Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.

Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.

Compartilhar