Estamos em plena ascensão digital, com constantes transformações tecnológicas, permitindo que as organizações tenham acesso a todas as informações necessárias de seus clientes, com o uso de Big Data e Data Lake, por exemplo. Por conta disso, dia após dia as empresas precisam trabalhar para utilizar esses dados em ações estratégicas para seu negócio.
A verdade é que o consumidor não é mais um mero espectador. Tendo total acesso à informação, com a rapidez das redes sociais, os compradores estão ativos no processo de compra e de influência em toda a sociedade. Por isso, não basta ter informações: uma empresa precisa construir um processo de confiança, através do bom relacionamento com seu cliente.
Para que tudo isso aconteça, é necessário que a organização tenha uma ferramenta estratégica que dê destaque perante as suas concorrentes, uma ferramenta que apresente todo o conhecimento necessário sobre seu público. Sendo assim, o CRM é uma plataforma que visa tornar esse processo mais assertivo, eficiente e inteligente.
Se você quer compreender mais sobre o CRM e como ele pode ser um diferencial na sua empresa, confira esse artigo!
Afinal, o que é CRM?
Podemos definir o CRM como uma plataforma de vendas que usa diversas estratégias de negócios com suporte tecnológico para ajudar no gerenciamento dos clientes. Através dele, é possível compreender os desejos e necessidades dos consumidores, convertendo em mais vendas, além da captação de novos clientes.
Usando o CRM, a empresa conseguirá reter as informações mais importantes sobre seus clientes, antecipando-se em momentos cruciais onde a confiança é tão valorizada. A ferramenta é capaz de armazenar dados como:
- Dados gerais como nome, telefone, endereço, ocupação, dentre outras;
- Dia a dia do consumidor;
- Quantidade de visitas nos sites da instituição;
- Todos os contatos que já foram feitos com a empresa;
- Interações pelas redes sociais;
- Eventuais buscas pela internet.
O Costumer Relationship Management (CRM) relaciona todos esses dados e, através dos resultados obtidos, fornece respostas de grande valor para que a empresa consiga atender o seu cliente da melhor forma o possível.
Como funciona o CRM?
Basicamente, o CRM pode funcionar de duas formas: on-premises ou em cloud computing. A primeira opção costuma ter mais vantagens, porém, na prática, a nuvem é muito mais acessível, como por exemplo o uso de cloud container.
Para compreender melhor o custo-benefício de cada um deles, veja mais abaixo!

CRM on-premises (ou local)
Quando o CRM está instalado localmente, há necessidade da compra e instalação de um ou mais servidores próprios. Por isso, a organização deve:
- Ter um maior controle sobre o servidor pela proximidade. Precisará de equipes e profissionais de TI dentro da empresa, bem como contar com uma Governança de TI bem robusta, que possua as devidas normas de segurança de informação;
- Deverá arcar com custos de implementação mais altos;
- Caso não tenha uma área de Tecnologia da Informação, será necessário um;
- Poderá sofrer com perda de dados, seja com falhas no sistema ou blecautes;
- Poderá sofrer com a dificuldade de atualização do sistema, por conta da velocidade das atualizações.
CRM em cloud computing (na nuvem)
Um sistema acessado a partir da nuvem, não precisa de uma infraestrutura própria. Sua contratação é em regime de software como serviço (conhecido como SaaS). Através da nuvem é possível ter:
- Acesso remoto, inclusive através de um smartphone;
- O mínimo de investimento;
- Manutenção zero do servidor;
- Atualizações automáticas;
- Acesso ininterrupto: 24 horas por dia, sete dia por semana;
- Escalabilidade já que o software é atualizado através do tempo.
Qual é o objetivo principal do CRM?
O CRM não é apenas uma plataforma de comunicação, ele pode auxiliar a empresa a construir um funil de vendas que passa desde a montagem de uma persona até a gestão pós-venda. Além disso, outra meta importante é automatizar etapas e processos de marketing, especialmente, no aspecto digital.
Em suma, a razão maior da existência dessa plataforma é qualificar o atendimento.
Relação com o cliente é o foco principal do CRM!
Para finalizar, é possível definir que o Costumer Relationship Management é uma estratégia de marketing e vendas que tem foco no cliente. Seu objetivo principal é estabelecer um relacionamento forte e duradouro com o consumidor.
Você tem mais alguma dúvida sobre o CRM? Deixe nos comentários abaixo para sabermos mais!

Recrute um desenvolvedor!
Está procurando um desenvolvedor para sua empresa? A ProgramaThor é o melhor lugar para encontrar este profissional. Nossa plataforma é totalmente focada em desenvolvedores. Para se candidatar, exigimos que os desenvolvedores sejam compatíveis à sua vaga.
Ainda não testou? Cadastre-se e ganhe 30 dias para testar a plataforma e divulgar até 5 vagas sem custo.
Sobre o autor
