A Realidade Aumentada (RA) foi criada em 1962, mas só atualmente as apostas nessa tecnologia começaram a dar resultados significativos. 

Ela começou a se revelar com sua grande aplicabilidade na indústria (inclusive essa é uma das tendências da Indústria 4.0) e em outros setores como o de educação, mostrando ser vantajosa para muitas finalidades. Inclusive, essa é também uma das tendências de TI para 2021.

Abaixo trouxemos muitos pontos para você entender melhor o que é a RA e aonde pode encontrá-la. Continue a leitura e saiba mais!

O que é a Realidade Aumentada?

A Realidade Aumentada é uma tecnologia que permite sobrepor elementos da nossa realidade, da nossa visão real. É um modo de ver o “mundo real” com outros olhos. 

Podemos experimentar a Realidade Aumentada através de óculos específicos (explicaremos mais abaixo), celular (basta baixar um aplicativo que tenha a função de Realidade Aumentada) ou câmera, que tenha os recursos de sensores de movimento como o giroscópio e o acelerômetro.

Como a RA é reproduzida?

Atualmente, existem muitos produtos que utilizam a Realidade Aumentada. No entanto, para ser aplicada em algum produto/dispositivo é necessário que o mesmo seja integrado ao software dos óculos, celular ou câmera, para que assim haja a interação.

Para entender melhor, é preciso saber que, para reproduzir essa tecnologia, existem dois tipos diferentes de dispositivos: o primeiro é mais acessível para grande parte da população que são os dispositivos móveis, como smartphone e tablet

O segundo tipo são os dispositivos conhecidos como Smart Glasses (Óculos Inteligente) ou AR Headsets. Diferente do VR Headsets o AR Headsets não muda totalmente o local físico onde o usuário está, mas apenas acrescenta objetos virtuais ao seu mundo real. Assim, você permanece no mesmo local que estava antes de colocar os óculos, porém com objetos, animais, pessoas que não estavam lá antes.

Já o VR Headsets leva o usuário para o cenário de um jogo, filme ou série; tornando a Realidade Aumentada uma experiência muito real.

Alguns aplicativos que possuem RA são:

  • Google Veja em 3D (disponível para Android e IOS)
  • BBC Civilizations Ar (disponível para Android e IOS)
  • Google Maps: Live View (disponível para Android e IOS)
  • SketchAR (disponível para Android e IOS)
  • Medida (disponível apenas para IOS)
  • Pokémon Go (disponível para Android e IOS)
  • Minecraft Earth (disponível para Android e IOS)
  • Mondly (disponível para Android e IOS)
  • Ink Hunter (disponível para Android e IOS)
  • Google Tradutor (disponível para Android e IOS)
vagas programathor

Como a RA ajuda a solucionar problemas

O surgimento da realidade aumentada faz com que o digital e a realidade se “fundam”. A integração desses dois espaços possibilita a interação com os usuários para que possam reagir mais de perto aos produtos por meio de telas (tablets, TVs, smartphones).

Um exemplo interessante é o uso dessa tecnologia em treinamentos e cursos. Com ela é possível emergir o aluno em um ambiente específico, fazendo-o entender na prática, o cenário no qual deverá interagir.

Mas é claro que, a indústria do entretenimento é o maior destaque no uso da Realidade Aumentada, justamente porque ela possibilita uma interação fantasiosa ao usuário, que nenhum outro recurso é capaz de proporcionar. Basta ver as atrações que utilizam a Realidade Aumentada em simuladores de montanha-russa, por exemplo.

Há ainda os casos em que a Realidade Aumentada associada à Inteligência Artificial, ajudam em ações de marketing e, também, na experiência do cliente; como é o caso dos assistentes virtuais.

Qual a diferença entre a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual

É comum as pessoas confundirem a Realidade Aumentada com a Realidade Virtual, mas são coisas diferentes. A Realidade Aumentada proporciona uma interação do real juntamente com o digital por meio de uma tela, já a Realidade Virtual é uma imersão 360° ao mundo virtual, que pode ser aplicada por óculos VR ou um smartphone.

Exemplos no nosso cotidiano

Os filtros das redes sociais Instagram Stories, Snapchat e Tiktok, são exemplos básicos, afinal, quem nunca usou os filtros animados dessas redes sociais, não é mesmo? Eles são um bom exemplo do uso da Realidade Aumentada para a nossa diversão.

Outro exemplo é um da marca de tintas Coral, que tem um aplicativo que usa a Realidade Aumentada para testar as cores do catálogo, na casa do cliente. Basta apenas escolher a tonalidade de tinta desejada e mirar a câmera do smartphone para a parede escolhida. Então, será feita uma simulação que irá aparecer na tela do smartphone.

Você já interagiu com a Realidade Aumentada?

Se você já usou a tecnologia de Realidade Aumentada, compartilhe aqui a sua experiência! Além disso, deixe seus comentários e dúvidas sobre essa que é uma das principais tecnologias da indústria 4.0! Ou se você é programador e gostaria de trabalhar com essa tecnologia, não deixe de procurar uma vaga específica! 

Realidade Aumentada

Consiga um emprego!

Está procurando por uma oportunidade de trabalho como desenvolvedor? Você pode encontrar seu próximo emprego aqui na ProgramaThor, uma plataforma focada em vagas para desenvolvedores. Basta se cadastrar e completar seu perfil para começar a se candidatar às vagas que mais combinam com você! Veja nossas vagas.

Compartilhar