Esta semana, a Stack Overflow lançou os resultados da sua pesquisa de programadores anual e revelou alguns dados interessantes sobre esta profissão (ou paixão) que vem tomando conta do mercado.

Pesquisas como esta, são essenciais para identificar alguns comportamentos e características que ajudam a traçar possíveis tendências e até mesmo à quebrar tabus do nicho da programação. Principalmente, se levar em conta que a pesquisa da Satck Overflow foi feita com mais de 100.000 programadores entrevistados.

Neste artigo, irei apresentar os que eu considero mais importantes e curiosos dados da Stack Overflow Survery 2018, divididos e 4 categorias.

Dados gerais sobre o desenvolvimento

55% dos desenvolvedores entrevistados, codificam a menos de 8 anos. Isso mostra claramente o quanto a profissão é recente e ainda tem muito o que mostrar.

pesquisa stack overlfow - pesquisa de programadores

57.5% dos programadores possuem menos de 5 anos como profissionais.

pesquisa de programadores

A relação de hobby com profissão para muito é inexistente, mas os desenvolvedores tem mostrado que no mundo da tecnologia isso é muito diferente. A grande maioria dos programadores considera a codificação como um hobby.

programação como hobby

Um quarto dos profissionais não possuem ensino superior completo.

programadores formados - pesquisa de programadores

Cerca de 1/4 dos desenvolvedores participam de hackathons – principalmente porque são divertidos.

Quase todos os desenvolvedores profissionais aprendem habilidades novas de forma informal – mais comumente através de cursos on-line ou sozinhos.

cursos programação

Mercado de Trabalho

É muito interessante notar que, apensa 5% dos desenvolvedores profissionais estão procurando por emprego. Esses dados são melhores que praticamente qualquer outra profissão.

emprego desenvolvedor

Aqui estão as áreas nas quais o desenvolvedores trabalham

Apenas 1 em cada 5 desenvolvedores quer trabalhar na mesma capacidade dentro de 5 anos. Um quarto dos desenvolvedores aspiram a iniciar sua própria empresa.

73% dos desenvolvedores estão satisfeitos com sua escolha de carreiras.

Dados do Mercado

O JavaScript é a tecnologia mais amplamente utilizada pelo 6º ano consecutivo.

Frameworks JavaScript e bibliotecas permanecem ferramentas-chave para a maioria dos desenvolvedores.

Bancos de dados SQL ainda são os mais usados.

Dados Humanos

Uma profissão dominada por jovens…

E por homens também…

Os desenvolvedores gastam mais de metade de sua vida acordados, em um computador.

A maioria dos desenvolvedores dedica seu tempo para exercícios regulares.

Nada de revolução!! Os desenvolvedores estão otimistas em relação ao futuro da inteligência artificial.

pesquisa de programadores

A maioria dos desenvolvedores disse que eles se recusariam a escrever códigos que eles acham que servem a uma finalidade antiética.

pesquisa de programadores

Considerações finais

Apesar de alguns dados negativos em relação a inclusão, a programação tem se mostrado uma área profissional cada vez mais robusta e completa. Se for analisado a quantidade de funcionários empregados e a enorme quantidade de novas vagas que surgem a cada dia, não restam dúvidas que o desenvolvimento só tende a crescer. Muito desses ótimos dados, são um resultado da paixão e do trabalho duro desses profissionais, que sempre são cobrados pelo avanço da tecnologia.

Se você se interessou pela pesquisa anual de desenvolvedores feita pela Stack Overflow, confira a lista completa!

Além disso, se você é um programador e está buscando novas oportunidades profissionais, acesse a ProgramaThor, uma stratup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas e receber notificações em casos de matching, basta de cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Sobre o autor

Pedro Lucinio
Pedro Lucinio
Apaixonado por tecnologia e entusiasta da literatura !

Compartilhar