As extensões para VS Code têm como objetivo ajudar e automatizar tarefas. Além disso, os plugins acabaram tornando-se um diferencial do editor de texto em relação aos concorrentes. Confira nossa lista:

Visual Studio Code, VS Code, VS ou como você queira chamar. O editor de texto foi lançado em 2015 pela Microsoft. Além de ser uma ferramenta totalmente gratuita, é open source. Ou seja, seu código é disponibilizado no GitHub para a comunidade contribuir com melhorias, novas funcionalidades e extensões para VS Code.

Assim como seus concorrentes, a ferramenta permite instalação de extensões. Porém, uma vantagem competitiva do VS Code é que seus plugins são menos pesados, permitindo uma maior variedade sem afetar sua usabilidade. Outro ponto positivo é sua integração nativa com o Git.

Separamos alguns plugins que são úteis e podem te ajudar na produtividade de seus projetos:

>> Leia também: “Melhores editores de texto gratuitos”

Theme

Para começar bem a lista, a extensão para VS Code Theme permite que você estilize a interface do seu editor. É importante que ele tenha um visual agradável, afinal, você passará todos os dias olhando para ele.

Aqui vai exemplos de temas interessantes – existem outros milhares:

Pacotes de linguagens e frameworks

VS Code já possui suporte para diversas linguagens e frameworks. Caso sua tecnologia não esteja incluída é possível baixar a extensão. Ela adicionará automaticamente features específicos e essenciais da sua linguagem ou framework.

Icon Fonts

O que me chamou mais atenção dessa extensão para VS Code foi a diversidade de bibliotecas. O Icon Fonts possui ícones das mais populares fonts, Font Awesome, Ionicons, Glyphicons e Material Design, por exemplo.

>>Leia também: “5 linguagens de programação para aprender”

TODO Highlight

Este plugin destaca TODO, FIXME e outras anotações em seu código. Ele realça as palavras-chaves por padrão, porém é possível configurá-lo e personalizá-lo.

TODO Highlight quebra um galho gigantesco quando esquecemos de revisar nossos TODOs antes de enviarmos para deploy. Isso economiza retrabalho e aumenta produtividade.

Color Info e SVG Viewer

Para os(as) desenvolvedores(as) Front-end de plantão, separei dois plugins em um tópico. Com o Color Info é possível visualizar as cores que você utilizou no CSS em uma escala maior. Ou seja, a cor será exibida em um “quadrado” maior, além de mostrar suas informações em todos os formatos (hex, rgb. hsl e cmyk).

Já com o SVG Viewer é possível renderizar arquivos SVG e ver como eles ficam sem ter que sair do editor. Você consegue, também, converter para PNG.

<edit>
O João lá no nosso Twitter deu um feedback sobre o conteúdo e acrescentou mais uma extensão. O Color Highlight, assim como o TODO Highlight, é possível destacar as cores adicionando um background da própria cor.
</edit>

Top extensões para VS Code.
As melhores oportunidades no mercado de TI

Prettier

Uma das extensões para VS Code mais conhecida e usada por desenvolvedores(as) Web. Isso porque, com o Prettier, é possível formatar documentas Javascript e CSS e deixá-los iguais para toda a equipe, independente de quem escreveu.

>>Leia também: Emprego como desenvolvedor: checklist prático

Quokka

Quokka é um plugin de depuração. Ou seja, fornece feedback ao vivo sobre o código. A extensão é fácil de configurar e funciona automaticamente com projetos TypeScript.

Open-In-Browser

Por última, mas não menos importante, temos o Open-In-Browser. O VS Code não oferece nenhuma interface incorporada para abrir arquivos no navegador. Com o plugin, é possível adicionar um item “Abrir com navegador padrão”.

Conclusão

Obviamente você não tem obrigação de usar todas as extensões do artigo. O objetivo do conteúdo é apresentar plugins que podem te ajudar e aumentar sua produtividade.

Quer participar de uma comunidade de desenvolvedores(as)? Conheça a He4rt Developers. Entre no link: discord.io/He4rt

Fique à vontade de compartilhar feedbacks e outras extensões para VS Code nos comentário. Espero que tenha gostado do texto 🙂

PROGRAMATHOR

Consiga um emprego!

Está buscando novas oportunidades como desenvolvedor?  Acesse a ProgramaThor, uma startup focada no recrutamento de desenvolvedores. Para se candidatar às vagas para programador e receber notificações em casos de matching, basta se cadastrar e completar seu perfil corretamente.

VAGAS PARA PROGRAMADORES

Esse artigo foi inspirado no texto da Tutorialzine

Sobre o autor

Guilherme Luis
Guilherme Luis
Estudante de Administração de empresas, transformo ideias em palavras. Fascinado por marketing e criações.

Compartilhar